terça-feira, 10 de março de 2009

História dos Submarinos da Marinha Brasileira

A Força de Submarinos é uma unidade da Marinha do Brasil que coordena esses meios e as Organizações Militares que lhe estão subordinadas.Constituída em 1914, o país destaca-se atualmente por ser um dos poucos que constroem submarinos. O seu principal projeto hoje é o da construção de cinco submarinos com tecnologia francesa, sendo um o primeiro submarino nuclear da Marinha do Brasil.A Marinha do Brasil demonstrou, desde o final do século XIX, interesse pelo novo tipo de embarcação que possibilitava atacar alvos de grande valor sem ser detectado. Inicialmente, foram feitas tentativas de projetar no Brasil uma nova embarcação, que por falta de recursos não lograram êxito.Em 1910, em cumprimento ao Programa de Construção Naval de 1904, elaborado pelo Ministro da Marinha Júlio Cesar de Noronha, que previa a aquisição de três submersíveis, foram encomendados na Itália, três submarinos de tipo costeiro utilizados pela "Regia Marina" da classe Laurenti. Construídos no estaleiro Fiat-San Giorgio na cidade de Torino-Spezia, Itália, foram no Brasil denominados de classe F (Foca), recebendo as denominações de F1 ("Foca 1"), F3 (Foca 3) e F5 (Foca 5), e foram os primeiros da Marinha Brasileira. Entregues de 1913 a 1914, estes submarinos tinham 370 toneladas, propulsão diesel-elétrica e dois tubos lança-torpedos. Mergulhavam a aproximadamente 40 metros e navegavam a até 9 nós submersos. Para apoiar os novos meios, foram criadas a Base de Submersíveis e a Escola de Submersíveis e incorporado o navio Tênder Ceará para treinamento, manutenção e salvamento. Após vinte anos de serviço, seus cascos serviram para alicerçar os pilares da ponte de escaleres da Escola Naval.
Em 1929, foi incorporado o Submarino Humaytá da classe italiana "Balilla". O Humaytá foi o primeiro submarino oceânico do Brasil com 1.885 toneladas e alcance de 12.840 milhas náuticas. Outros três submarinos da classe italiana "Perla" (Tupy, Tymbira e Tamoyo) de 853 toneladas foram adquiridos em 1937. De construção italiana, estes quatro submarinos serviram para o treinamento das forças aliadas estacionadas no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.Com a escassez de peças pelo colapso da indústria militar italiana e com a abundância de meios disponíveis no pós-Segunda Guerra Mundial, o Brasil adquiriu alguns submarinos aos Estados Unidos da América, adaptando-os e provendo-lhes melhoramentos.Em 1957, chegaram ao país os submarinos da Classe Gato, "Humaitá" e "Riachuelo". Posteriormente, os mais avançados, "Rio Grande do Sul" e "S Bahia (S-12)1963" da Classe Balão. Diante da incorporação das tecnologias da classe alemã "Type XXI" pelos Aliados nas Classes "Romeo" e "Guppy", foi necessário adquirir posteriormente os submarinos das classes "Guppy II" e "Gupy III", na década de 1970.O país superou esta etapa com a chegada dos submarinos "Humaitá", "Tonelero (S-21)" e "Riachuelo", da classe inglesa "Oberon".O Tonelero (S-21) foi o último submarino operacional da classe Oberon operada no Brasil, tendo afundado no Natal de 2000.Por motivos estratégicos, visando o domínio tecnologia e a diminuição da dependência externa, e econômicos, visando a nacionalização de componentes e o incentivo à indústria nacional, a Marinha do Brasil iniciou o programa nacional de construção de submarinos.Mesmo já tendo alcançado certo nível de experiência na manutenção de submarinos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, o alto nível tecnológico empregado nestes meios tornou necessária uma fase intermediária. Para isso, foram recebidas diversas ofertas internacionais que visavam a transferência de tecnologia de projeto e fabricação de submarinos. A oferta vencedora foi a do submarino alemão U-209-1400.
A primeira unidade, o S Tupi (S-30), foi construída no estaleiro HDW em Kiel, com o treinamento de técnicos brasileiros, e as demais, S Tamoio (S-31), S Timbira (S-32) e S Tapajó (S-33), no Arsenal de Marinha. Com a experiência angariada, foi possível introduzir modificações no projeto original, que deram origem ao S Tikuna (S-34).Aguardando a viabilização de um projeto genuinamente nacional, um novo contrato foi assinado com o grupo alemão para a construção de um novo submarino da Classe U-214 e a modernização dos meios existentes.

Lista dos Submarinos brasileiroas de todos os tempos:S Amazonas - S 16 Classe Balao/GUPPY III (1973-1992)S Bahia - S 12 Classe Balao/"Toninha" (1963-1973)S Bahia - S 12 Classe Corsair/GUPPY II (1973-1993)S Ceará - S 14 Classe Corsair/GUPPY II (1973-1987)F 1 Classe Foca (1914-1933)F 3 Classe Foca (1914-1933)F 5 Classe Foca (1914-1933)S Goiás - S 15 Classe Balao/GUPPY III (1973-1990)S Guanabara - S 10 Classe Balao/GUPPY II (1972-1983)S Humaitá - S 14 Classe Gato (1957-1967)S Humaitá - S 20 Classe Oberon (1971-1996)SE Humaytá - H Classe Balilla (1927-1950)S Riachuelo - S 15 Classe Gato (1957-1966)S Riachuelo - S 22 Classe Oberon (1975-1997)S Rio Grande do Sul - S 11 Classe Balao (1966-1972)S Rio Grande do Sul - S 11 Classe Corsair/GUPPY II "O Pioneiro" (1972-1978)S Tamoio - S 31 Classe Tupi/IKL 209 (1993-1995)S Tamoyo - T 3/S 13 Classe Perla (1937-1959)S Tikuna - S 34 Classe Tikuna/IKL 209/1500 Mod.S Timbira - S 32 Classe Tupi/IKL 209S Tonelero - S 21 Classe Oberon (1977-2001)S Tupi - S 30 Classe Tupi/IKL 209S Tupy - T 1/S 11 Classe Perla (1937-1959)S Tymbira - T 2/S 12 Classe Perla (1937-1959) .

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=48974658&tid=5298149425880453967

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