sexta-feira, 27 de março de 2009

A Momentary Lapse of Reason


A Momentary Lapse of Reason foi o primeiro álbum após o abandono de Roger Waters em 1985. O album foi lançado na Inglaterra em 7 de setembro de 1987.
Com a ajuda dos singles "Learning to Fly" e "On the Turning Away", chegou a Nº 3 de vendas, tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos. Foi reeditado em CD para todo o mundo, exceto para a Europa em 1997.
Após a saída de The Final Cut em 1983 os membros da banda seguiram caminhos separados até 1987, altura em que Gilmour tentou reactivar a banda com Nick Mason. Sucede-se então uma áspera disputa legal com Roger Waters, que tinha deixado o grupo em 1985, mas Gilmour e Mason conseguem ganhar o direito legal de editar um álbum com o nome dos Pink Floyd (Waters, contudo, ganhou os direitos a algumas das imagens tradicionais dos Floyd, incluindo a quase totalidade dos personagens de The Wall e todos os direitos sobre The Final Cut). Richard Wright reuniu-se ao grupo durante as gravações de A momentary lapse of reason como músico de estúdio, pago semanalmente. Para todos os efeitos, Wright foi integrado como membro de pleno direito da banda quando do lançamento de The division bell em 1994 e na digressão subsequente.
Este álbum foi muito criticado por ter menos substância que os da era-Roger Waters. Waters referiu-se ao álbum como sendo uma razoável falsificação.
Lançado em 1987 (após a saída do baixista Roger Waters), "A Momentary Lapse of Reason" pode ser considerado uma obra prima. Contando com David Gilmour, Nick Mason, Richard Wright e o excelente baixista Tony Levin, o Pink Floyd provou neste disco que poderia existir sem a presença de Roger Waters. Ao contrário do que algumas pessoas alegam, o álbum é muito inovador (levando-se em conta de que estamos falando do Pink Floyd, e falar que é inovador, é chover no molhado).O disco começa com a excelente instrumental "Signs of Life" passando por "Learnig To Fly" (clássica), indo para a tensa "Dogs of War", e pasando por outras extraordinárias faixas como "On The Turning Away", "New Machine" entre outras e finalizando com a muitíssimo bem executada "Sorrow". A banda parecia mais leve e descontraída sem a presença de Waters,. David Gilmour é um ótimo líder e soube muito bem conduzir o destino da banda.
Todas as músicas compostas por David Gilmour, exceto onde estiver indicado.Todos os vocais por David Gilmour, exceto a voz em "Signs of Life", por Nick Mason.
"Signs of Life" (David Gilmour, Bob Ezrin) – 4:24
"Learning to Fly" (Gilmour, Anthony Moore, Ezrin, Jon Carin) – 4:53
"The Dogs of War" (Gilmour, Moore) – 6:05
"One Slip" (Gilmour, Phil Manzanera) – 5:10
"On the Turning Away" (Gilmour, Moore) – 5:42
"Yet Another Movie" (Gilmour, Patrick Leonard) / "Round and Around" – 7:28
"A New Machine (Part 1)" – 1:46
"Terminal Frost" – 6:17
"A New Machine (Part 2)" – 0:38
"Sorrow" – 8:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário