sexta-feira, 27 de março de 2009

O Início da lenda...


O início

Pra começar a contar a história do Pink Floyd, precisamos voltar para meados dos anos 60, mais precisamente, 1965. Nessa época na Inglaterra, muitos jovens na sua maior parte universitários, tentavam desesperadamente fazer música baseada no estilo americano. Chamaram esse estilo de British Rhythm & Blues Revival. Haviam três jovens estudantes de engenharia da Faculdade Politécnica Regent Street em Londres, que não eram excessões entre os jovens da época : Roger Waters, Nick Mason e Rick Wright. Tocar guitarra, bateria e teclado era muito mais divertido do que projetar prédios, mas eles nunca imaginaram que seus ensaios na hora do almoço, e suas performances em pequenas festas iriam dar no que deu: A maior banda de todos os tempos. Mesmo assim, a idéia de se tornarem pop-stars era benvinda e era o sonho de todos que tinham uma guitarra ou um par de baquetas. Os Beatles provaram isso: Todos eram livres para tentar o estrelato. Londres estava muma fase de revolução em todos os sentidos: Atitude, estilo, moda, sexo, cinema, teatro, drogas e música, e a indústria pop estava crescendo muito. O nascente Pink Floyd estava na hora certa e no lugar certo.

O nascimento de uma lenda
Foi a cidade universitária de Cambridge que deu nascimento à banda. George Roger Waters que nasceu em 9 de setembro de 1944, fez o colegial no Cambridge High School para meninos, onde conheceu três garotos: Syd Barrett, David Gilmour e Bob Klose. Roger Waters começou a tocar guitarra com 14 anos, mas logo viu que não leveva jeito para a coisa, e assim começou a tocar contra-baixo. Ele foi fazer faculdade na Politécnica Regent Street em setembro de 1962, e logo ficou amigo do estudante Richard Wright (nascido em Londres em 28 de julho de 1945) que tocava piano clássico. Rick dividia o quarto com outro estudante de arquitetura, Nicholas Mason (nascido em Birmingham em 27 de janeiro de 1945) , que já tinha estudado piano e violino, mas tinha paixão mesmo era pela bateria. Rick Wright, Nick Mason e Roger Waters logo formaram uma banda chamada Sigma 6, com a intenção de tocar apenas por diversão em algumas festas. O entusiasmo com o mundo musical, fez com que eles gastassem todo seu dinheiro para comprar livros para a faculdade em instrumentos e amplificadores. Eles tentaram gravar um álbum, mas as gravadoras não estavam interessadas em seu estilo de som.

A entrada de Syd Barrett
Uma sucessão de trocas de nomes e integrantes foi ocorrendo. A banda que antes era chamada de Sigma 6, passou a ser The T-Set, The Meggadeaths, The Architeural Abdabs e finalmente The Screaming Abdabs. Essa última formação incluía dois cantores, Keith Noble e Juliette Gale e um baixista, Clive Metcalf. A sonoridade musical da banda mudou muito até o Pink Floyd obter uma identidade musical própria. A banda se separou por pouco tempo, mas não antes de Richard Wright se casar com a então cantora da banda, Juliette Gale. Nick Mason e Roger Waters não desistiram, e formaram uma nova banda. Eles chamaram para tocar guitarra solo,um jovem chamado Bob Klose, e Roger Water chamou um velho amigo de Cambridge, Roger Keith "Syd" Barrett para tocar guitarra base. Syd logo se tornou o chefe da banda, e sua curta carreira o elevaria ao status de lenda do Rock 'n' Roll. Ele nasceu em Cambridge em 6 de janeiro de 1946. Com 14 anos começou a tocar violão e com 16 ganhou o apelido de Syd, por causa de um baterista local que se chamava Sid Barrett. Ele se juntou a uma banda local e juntos formaram The Hollerin' Blues, fase de transição que levou Syd a trocar o violão pela guitarra.

União de gênios
Syd Barrett começou a trocar umas idéias sobre guitarra com seu amigo David Gilmour. Ambos passavam horas tocando juntos, mas David sabia que tocava muito melhor que Syd, mas sabia também que Barrett era muito melhor letrista e compositor. Em 1964, Syd se mudou de Cambridge para Londres para estudar pintura na Escola de Arte Camberwell, e começou a dividir o apartamento com Roger Waters, e os dois começaram a passar muito tempo escrevendo músicas junto. Richard Wright também voltou para a banda.


LSD
Barrett fez mais do que absorver idéias dos Beatles para compor sua música durante a adolescência. Cambridge foi a base para um seleto círculo de iniciantes que tinham descoberto os efeitos do LSD. A droga alucinógena ainda era legal na época e também, totalmente desconhecida pelo público em geral. Syd passou a "viajar" constantemente, e isso fez com que ele mudasse totalmente seu comportamento e também seu estilo musical. A banda ainda se chamava The T-Set na época, quando descobriram que havia outra banda com o mesmo nome. Era tempo para pensar em outro nome, algo mais sólido, mais marcante. Syd tinha uns discos de dois blues men americanos chamados Pink Anderson e Floyd Council. Durante uma de suas "viagens", Syd teve a brilhante idéia de combinar seus nomes, criando assim PINK FLOYD.


David Gilmour ainda longe do Floyd
Liderado por um cantor chamado Chris Dennis, a banda tocava de vez em quando para amigos e festas particulares. Em uma dessas festas, David Gilmour subiu no palco e fez uma "Jam session" com a banda. David tinha formado seu próprio grupo chamado de Jokers Wild, e depois foi passar um tempo tocando em Paris-ainda aconteceriam algumas coisas antes de ele se juntar ao Pink Floyd. Em janeiro, Chris Dennis e Bob Klose decidiram deixar a banda por causa das intermináveis "viagens" de Syd Barrett.


O primeiro concerto oficial do Pink Floyd
No final do ano, a formação era: Syd Barrett, Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason. Eles voltaram de Cambridge para tocar no Countdown Club no Palace Gate em Londres, numa sexta-feira à noite em dezembro de 1965. Esse foi provavelmente o primeiro concerto do Pink Floyd. Roger Waters lembra-se de que eles tocaram umas 5 horas e receberam cerca de 30 libras. O uso de LSD, projeções de slide, improvizações, efeitos viajantes na guitarra e um primitivo show de luzes, fizeram com que o Pink Floyd se tornasse uma banda Psicodélica adorada pelos hippies da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário