sexta-feira, 27 de março de 2009

Wish You Were Here


O excelente album Wish You Were Here foi lançado no dia 15 de setembro de1975.
O álbum fala sobre a ausência e em duas das suas faixas ("Welcome to the Machine" e "Have a Cigar") sobre os aspectos negativos da indústria musical. O álbum é mais melancólico que os anteriores, no entanto tem algumas notas de optimismo e alegria aqui e ali. Diz-se que a faixa que dá título ao álbum "Wish You Were Here" fala sobre o que eles pensavam ser o desmoronamento da banda enquanto tal, e é também um tributo a Syd Barrett. "Shine On You Crazy Diamond" é uma peça dividida em nove partes e uma homenagem a Syd Barrett cuja doença mental tornou impossível a sua continuidade como membro da banda. A peça começa e encerra o álbum (as partes 1 a 5 abrem e as partes 6 a 9, fecham-no). Foi reeditado com nova mistura digital em 1994 no Reino Unido e em 1997 nos Estados Unidos e no resto do mundo. Foi também reeditado em 2000 aquando da comemoração do seu 25º aniversário.
Wish You Were Here atingiu o nº 1 nas tabelas da Billboard vendendo até à data mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde foi recebeu o disco de ouro em 17 de Setembro de 1975 e como sêxtupla platina em 16 de Maio de 1997 pela RIAA. No mundo inteiro vendeu mais de 13 milhões cópias.
A qualidade musical do álbum é tão grande que alguns dos fãs da banda o consideram superior aos álbuns The Dark Side of the Moon e The Wall. Recebeu a avaliação máxima da revista Rolling Stone.


"Shine On You Crazy Diamond" (Pts. 1-5) (David Gilmour/ Roger Waters/ Rick Wright) – 13:33
"Welcome to the Machine" (Roger Waters) – 7:26
"Have a Cigar" (Waters) – 5:07
"Wish You Were Here" (Gilmour/ Waters) – 5:40
"Shine On You Crazy Diamond" (Pts. 6-9) (Gilmour/ Waters/ Wright) – 12:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário