sábado, 15 de agosto de 2009

Primeira Usina Hidroelétrica do Nordeste. Borborema -PB

A velha usina hidrelétrica de Borborema

A Usina Hidrelétrica de Borborema, que foi a primeira usina hidrelétrica do Nordeste a utilizar diretamente a força geradora das águas foi instalada em 1919, graças ao Senhor José Amâncio Ramalho, homem originário do município de Araruna que não mediu esforços para o progresso da vila de Camucá. José Amâncio Ramalho trouxe além desta usina, a ferrovia em 1913 a vila. Esta antiga usina fica no distrito de Boa Vista (Borborema). José Amâncio aproveitou o potencial do Salto da Boa Vista, um desnível natural do rio Canafístula, para gerar a energia elétrica que abastecia Serraria, Borborema, Bananeiras, Vila do Moreno (atual cidade de Solânea) e Pilões. Foi construída por engenheiros alemães, e seu design era avançado para a época, se assemelhando com as usinas hidroelétricas atuais (porém muito menor). O nome da empresa era Codebro.


A primeira usina elétrica brasileira foi instalada em 1883, na cidade de Campos (RJ). Era uma usina termoelétrica. A primeira usina hidrelétrica brasileira foi construída pouco depois no município de Diamantina (MG), aproveitando as águas do Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha.

Mas a primeira hidrelétrica do Brasil para serviços de utilidade pública foi a do rio Paraibúna, produzia energia para a cidade de Juiz de Fora (MG). Chamava-se Usina de Marmelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário