quarta-feira, 24 de março de 2010

Inauguração do Museu do Homem do Curimataú em Cuité. 11-03-2010






















Finalmente aconteceu !
Enfim todos nós estávamos esperando, a inauguração do primeiro Museu do Curimataú, consequentemente em Cuité. Foi uma batalha que durou cerca de dois anos conseguir este Museu. Com a idealização da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité, na coordenação do Dr. Hamilton Costa este sonho foi realizado.
De acordo com um dos colaboradores na instalação do referido museu o Sr. José Pereira Sobrinho, disse que tinha um sonho de instalar um museu na cidade desde os anos oitenta. sonho concretizado no dia histórico de 11 de março de 2010. O museu foi instalado no antigo prédio do Cuité Clube, que estava bastante deteriorado. Um trabalho de restauro foi feito no prédio, que ameaçava desabar. durante todo o ano de 2009 foi feita a total recuperação do Museu. Depois da recuperação foi feito a pesquisa e busca de objetos para a sua composição. Creio este um dos trabalhos mais árduos para os colaboradores.
Márcio Vieira, um dos mentores do museu falou que foi uma grande emoção cerrar a placa comemorativa.
Eu, por sua vez também não pude esconder a enorme satisfação em ver finalmente um museu em Cuité. Colaborei com algumas peças, principalmente as miniaturas em isopor da antiga Capela N. S. das Mercês demolida em 1948, e do velho coreto demolido no início dos anos 70.
Foi uma grande honra participar deste dia histórico.

Um comentário:

  1. Maravilhoso saber que na cidade onde nasci tem um museu.Gostaria de Saber se é verdade que fizeram uma homenagem a Maria José de Souto(Maria de Eliseu)ela era minha vó.

    ResponderExcluir