quinta-feira, 13 de maio de 2010

Considerações Arqueológicas de Prata

A região onde se estabelece os limites territoriais do município, apresenta um relevo quase plano, dentro de uma ordem de 600m acima do nível do mar, apresentando apenas alguns relevos residuais na extremidade sul do município, que perturba a uniformidade subindo a cota altimétrica para a ordem dos 700m. A hidrografia do município, também não é representativa, pois os poucos riachos que cortam Prata, além de temporários ainda são de curso pequeno.
Tais características geográficas, não são favoráveis ao assentamento de grupos primitivos, porém, muito propícias para o empreendimento da caça especializada. Sendo uma região plana com altimetria favorável à observação e elaboração de metodologia de caça. O estudo geográfico nos leva a crer, que a região onde atualmente se encontra o município de Prata, tenha sido largamente utilizado por comunidades de caçadores pré-históricos que se estabeleciam em outras localidades como por exemplo, o município de Sumé, onde há indícios claros de aldeamentos primitivos.

As pesquisas desenvolvidas em Prata, entre os anos de 2001 e 2002, nos levaram a identificar e levantar quatro sítios arqueológicos, todos de registros gráficos, sendo três deles no extremo sul do município contextualizados com as serras da Matarina e do Balanço. Nessa região, os gráficos foram executados em tom vermelho e apresentam uma temática de símbolos como; setas, círculos raiados, grades, dígitos agrupados, mãos carimbadas e geométricos. O sítio Gruta Grande atende as características de acampamento de caça, e os demais, Pio IX e Serra do Balanço, atendem melhor ao objetivo de observação do cotidiano faunístico e formulação de estratégias de caça. A simbologia identificada também é característica de grupos caçadores.

O quarto sítio identificado, na localidade de Caxingó, região nordeste do município, se mostra totalmente diferenciado dos acima citados. Seus gráficos sugerem uma ritualística voltada para questões antropomórficas, tratando-se de registros gráficos unicamente na tonalidade branca, onde aparecem quatro seres antropomorfos de braços abertos, sendo um deles com a cabeça decepada e um outro com um possível machado na mão direita. Existe no município de Sumé, a pouco mais de 5km a nordeste de Caxingó, um sítio rupestre que também apresenta antropomorfos de braços estendidos e as cabeças decepadas, também na rara cor branca.

Ambos os sítios, até o presente, são peculiares nos cariris da Paraíba, portanto, é necessário a identificação de outros painéis com estas características num raio quadrado de pelo menos 100km para se chegar a uma parcial conjectura.

Tratando-se o município de uma pequena fração territorial, a pequena quantidade de sítios identificados e a ausência de outros elementos identificativos de cultura pré-histórica, por si só, Prata não pode estabelecer uma visão parcial da região onde se insere, certamente uma prospecção nos vizinhos municípios de Amparo e Ouro Velho, possa revelar uma caracterização mais substancial da região em foco.

Para conhecer este patrimônio arqueológico e paleontológico, basta clicar nos botões ao lado conferir.


Prof. Vanderlei de Brito.

fonte: http://www.prata.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=51

Nenhum comentário:

Postar um comentário