As pesquisas desenvolvidas em Prata, entre os anos de 2001 e 2002, nos levaram a identificar e levantar quatro sítios arqueológicos, todos de registros gráficos, sendo três deles no extremo sul do município contextualizados com as serras da Matarina e do Balanço. Nessa região, os gráficos foram executados em tom vermelho e apresentam uma temática de símbolos como; setas, círculos raiados, grades, dígitos agrupados, mãos carimbadas e geométricos. O sítio Gruta Grande atende as características de acampamento de caça, e os demais, Pio IX e Serra do Balanço, atendem melhor ao objetivo de observação do cotidiano faunístico e formulação de estratégias de caça. A simbologia identificada também é característica de grupos caçadores.
O quarto sítio identificado, na localidade de Caxingó, região nordeste do município, se mostra totalmente diferenciado dos acima citados. Seus gráficos sugerem uma ritualística voltada para questões antropomórficas, tratando-se de registros gráficos unicamente na tonalidade branca, onde aparecem quatro seres antropomorfos de braços abertos, sendo um deles com a cabeça decepada e um outro com um possível machado na mão direita. Existe no município de Sumé, a pouco mais de 5km a nordeste de Caxingó, um sítio rupestre que também apresenta antropomorfos de braços estendidos e as cabeças decepadas, também na rara cor branca.
Ambos os sítios, até o presente, são peculiares nos cariris da Paraíba, portanto, é necessário a identificação de outros painéis com estas características num raio quadrado de pelo menos 100km para se chegar a uma parcial conjectura.
Tratando-se o município de uma pequena fração territorial, a pequena quantidade de sítios identificados e a ausência de outros elementos identificativos de cultura pré-histórica, por si só, Prata não pode estabelecer uma visão parcial da região onde se insere, certamente uma prospecção nos vizinhos municípios de Amparo e Ouro Velho, possa revelar uma caracterização mais substancial da região em foco.
Para conhecer este patrimônio arqueológico e paleontológico, basta clicar nos botões ao lado conferir.
Prof. Vanderlei de Brito.
fonte: http://www.prata.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=51
Nenhum comentário:
Postar um comentário