segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Cachoeira do Juraçal - Natuba (A maior queda d'água da Paraíba)

A bela queda da cachoeira.

77 metros de queda.

Visão total da cachoeira distante.

Passarela de acesso a Cachoeira.

A bela queda.

A maior queda d'água da Paraíba, a Cachoeira do Juçaral, localizada em Natuba, na Zona da Mata, a 131 Km de João Pessoa, apaixona artistas, leigos e poetas, por causa de sua beleza, ligada a lendas e tradições. Conta-se que uma parte das águas do mar há milhões de anos recuou para Natuba e deu origem a este espetacular acidente geográfico, que despenca de 77 metros de altura e forma um riacho a seus pés, perdendo-se por dentro da mata.
Despindo-se a parte geológica que envolve esta história, a lenda dá conta de que um guerreiro índio teria se apaixonado por Jaci, a lua, e chorou bastante ao não ser correspondido. Suas lágrimas formaram o lençol d'água que, hoje, se destaca como uma das maiores atrações turísticas do Nordeste e da Paraíba. Seu nome deriva de uma palmeira abundante nesta região serrana, daí o topônimo Juçaral. Perene, a Cachoeira jamais deixou de verter água, desde quando foi descoberta por exploradores portugueses, nos meados do Século XVIII.
A princípio, a cachoeira era vista, apenas, como curiosidade natural. Do início da década de 1980 para cá, os turistas começaram a surgir. A propaganda andou de boca em boca e, atualmente, boa parte dos paraibanos e pernambucanos a conhece. Os natubenses, por sua vez, se orgulham de apresentar a cachoeira da cidade como seu principal cartão postal. Em termos de turismo rural, a cachoeira compete, paralelamente, com a produção de orquídeas exóticas, uva e banana, três coisas que, observadas juntas, não podem ser desassociadas do município de Natuba.
Encravado na Zona da Mata que faz fronteira com dois municípios pernambucanos - Orobó e São Vicente Ferrer -, Natuba possui uma altitude média de 350m acima do nível do mar, mas localiza bairros que ficam a 558m de altura. É aí que se origina seu formidável clima temperado, o verdadeiro ar condicionado mandado por Deus. Vista de cima, a cidade tem o formato de um avião.
Cortada pelo Riacho Natuba, que desemboca em Acauã - a barragem, cuja bacia se localiza 70% dentro do município -, a cidade se prepara para decolar no plano turístico e, aqui, ela tem muito a oferecer. Despoluída no ar, sonoramente e no ambiente, a cidade adormece cedo. Pela madrugada, não se nota viva alma na rua. O silêncio é geral. Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública comprovam que o último homicídio praticado ali foi há 15 anos. Por enquanto, só existe um posto de gasolina e uma simpática churrascaria, para atender à clientela externa e interna.





A Cachoeira do Juçaral, que nasce no Fervedouro, um distrito localizado a 10 Km de Natuba, é, genuinamete, paraibana. Apesar da sua inusitada beleza, ela não reina sozinha, segundo diz o prefeito Dinoá Cabral, que sabe de cor tudo que existe dentro do município que governa. Está em seus planos construir um mirante na Chã do Cheiro, um platô intermediário da Serra do Juçaral. Dali se avista toda a cidade, com seu formato de avião.











Nenhum comentário:

Postar um comentário