quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pedra dos Caboclos, Pedra Furada e Serrote da Acauã - Algodão de Jandaíra

A Pedra dos Caboclos

Interior da Pedra dos Caboclos
Pedra Furada

Serrote da Acauã

A Pedra dos Caboclos

A Pedra dos Caboclos, Furna dos Caboclos ou Gruta dos Caboclos – Localiza-se a uma distância de 4KM , da cidade, na Serra do Algodão, deste lugar vê-se uma beleza impar da paisagem do município. Conta-se que, nesse lugar, por volta do século XVIII, um grupo de índios perseguidos por ferozes capitães do mato, o se refugiarem na gruta os indígenas ficaram encurralados. Não permitiram que os seus perseguidores entrassem no local, travaram uma luta desesperada com eles mesmos, pois permaneceram lá sem aguaram e comida durante uma semana, depois foram morrendo lentamente. Aqueles que se desesperavam e ousavam tentar escapar da sede e da morte, foram abatidos a tiros na entrada da gruta, onde existe uma furna com paredões de aproximadamente 80 metros de altura. Esse episódio originou o nome Gruta do Caboclos. Um fato curioso relatado em entrevista a Maria Lucia Lucena Cavalcante, que escreveu uma monografia a respeito de Algodão de Jandaíra no ano de 2005, o Senhor Aprígio Manoel (in memorian), relatou que por volta do ano de 1927, quando ainda jovem, reuniu-se com uma turma de quatro amigos e adentraram na Gruta dos Caboclos e se depararam com quarenta e duas ossadas humanas. Estas apresentavam características de pessoas de pouca idade, provavelmente eram restos dos indígenas sacrificados pelos capitães do mato a mando dos colonizadores na luta pela terras. Encontraram também um cachimbo, um chicote e roupas tecidas a fio de caruá, uma planta nativa dessa região.

Pedra Furada

A Pedra Furada, ou Pedra do Buraco, está localizada a 7 km distância do perímetro urbano, em direção á Serra de Cima. Apresenta duas cavidades frontais, que muito lembram uma caveira. Ao redor da Pedra Furada existem vestígios de antigas civilizações, diversas inscrições rupestres comprovam a existem de comunidades nativas em torno dessa formação rochosa.


Serrote da Acauã

Essa formação rochosa ainda é pouca desconhecida pela população algodãoense, localiza-se a aproximadamente 6KM da cidade. Está fixada no Sitio Jandaíra, e no seu livro “ MEMÓRIAS: ANTES QUE ME ESQUEÇA” , José Américo o cita o lugar como cenário de uma de suas aventuras de infância . RELATO DE JOSÉ AMERICO DE ALMEIDA A RESPEITO DO SERROTE DO ACAUÃ “Era fantástico o Serrote da Acauã, ninho da ave que lhe dava o nome. Ninguém se atrevia a ir lá. Ninguém pisava esse chão. O lugar era temido pela sua população criminosa, uma espécie de serpentário. Dei, enfim, com uma entrada. No ventre escuro jazia uma vida sonolenta que nunca foi revelada. Era uma furna! A bocarra escura e desdentada começava a devorar-me. Uma goela negra escancarava-se. Uma pequena caverna. Gritou a Acauã a repetir seu nome com uma voz chorosa e feia.” ( José Américo de Almeida- Memórias, Antes que me esqueça- 1976) Como está relatado nesse trecho do livro de José Américo de Almeida, até hoje escuta-se o canto da Acauã, o Serrote possui uma pequena caverna que abriga mamíferos, répteis e insetos, seus moradores mais ilustres são: lagartixas, cobras, abelhas, preás, mocós , etc.

Fonte: http://algodaodejandaira.blogspot.com/2010/02/turismo.html

3 comentários:

  1. OI EU SOU O AUTOR DO BLOG QUE VOCÊ PESQUISOU SOBRE AS PEDRAS DE ALGODÃO DE JANDAIRA-PB. OBRIGADO PELAS VISITAS. jOÃO SOARES DA SILVA

    e-mail:joan-soares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Lugar massa este aqui, não conheço, mas deve ser espetacular. Parabéns Jônatas.

    ResponderExcluir
  3. ''é uma visão maravilhosa do alto daquele monumento (Pedra dos Caboclos)eu fui lá no dia 29/01/2012 Exatamente as 11:45 horas chegamos no topo. fomos eu minha Esposa minha Mãe minha Sogra Meu Sogro meu Irmão e meu querido PAI. pois avia tanta expectativas da nossa parte que a Linda visão e o ar puro la de cima superou nossas expectativas.

    ResponderExcluir