sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cachoeira do Caldeirão - Esperança

No município de Esperança, próximo à Campina Grande, no Brejo paraibano, encontra-se a Cachoeira do Caldeirão, 15 metros de altura, com seu paredão granítico e itacoatiaras, petrogrífos feitos por um povo misterioso que habitou a Paraíba e que deixou sua história gravada em pedras espalhadas por vários municípios.
A cachoeira faz parte de um afluente do Rio Mamanguape, que corta o sítio do Caldeirão e é formada por 3 quedas d'água.
As gravuras se encontram entre a primeira e segunda queda, de cima para baixo é são formadas por capsulares (circulos gravados na rocha), e símbolos, semelhantes aos encontrados na Pedra de Ingá, um na base da segunda queda d'agua e outro na primeira. Certamente existiram outras gravuras espalhadas por toda a cachoeira que foram desgastadas pela erosão das águas.
O visitante por tomar um banho no rio e nas quedas d'agua. A caminhada até o Caldeirão proporciona um ótimo trekking e as formações rochosas são adequadas para prática em Rapel. O turista pode partir de Campina Grande pela PB-51 com destino a cidade de Esperança. Após 3Km da sede do município indo em direção a Remígio, na curva antes da Polícia Rodoviária Federal pega-se um estrada de terra à direita, que leva até o sítio Caldeirão, 3 Km adiante.

Fonte: http://nordestenews.vilabol.uol.com.br/paraiba18.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário