quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sítio Arqueológico Balanço em Prata

O sítio arqueológico Pedra do Balanço, está localizado a 10km Sul da sede do município de Prata e a 2km da comunidade do Balanço. A propriedade onde se encontra o referido sítio pertence ao Sr. Antônio Caboclo da Silva e fica no topo de uma serra que serve de limite municipal entre Prata e Monteiro.

A formação monumental deste sítio é composta por um aglomerado rochoso, de origem granítica, que é caracterizado por pequenos e médios matacões repousados sobre um lajedo da mesma composição mineralógica.

Em um destes matacões, mais especificamente o de maior proporção, que mede 10 m de circunferência por 8 m de altura, observa-se um painel rupestre inserido numa concavidade natural da rocha, voltado para o Norte. O painel rupestre mede 1,70m por 0,8m, estampado por um conjunto de figuras simbólicas e esquemáticas, as quais não podemos identificar. Não existe variações de cores; apenas o vermelho ocre predomina em todo o painel.

A conservação do sítio Pedra do Balanço se encontra em bom estado; não fora observado nenhum tipo de vandalismo. A intempérie é a única responsável pelo processo de esfoleamento do granito, causando o desgaste da rocha.

O painel rupestre, por se encontrar numa concavidade, se mantém protegido da incidência solar, do vento e das chuvas.

O local é propício à exploração turística desde que se implante uma infra-estrutura adequada para receber visitantes.


Fonte: http://www.prata.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=20&Itemid=51

Nenhum comentário:

Postar um comentário