quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sítio Arqueológico Cacxingó em Prata-PB

O sítio arqueológico Caxingó está localizado a 8km do perímetro urbano do município, no sentido Norte. O percurso até o referido sítio é realizado em veículo auto motor, em rodagem de boa qualidade, na qual se percorre cerca de seis quilômetros. O restante do trajeto é realizado a pé, onde o visitante pode apreciar paisagens de rara beleza.

A trilha que conduz até o sítio é bem definida e fica em meio a uma vegetação abundante e bem preservada.

O sítio é caracterizado por um abrigo rochoso que sugere local de sepultamento. Na entrada principal do abrigo, está estampado um painel rupestre que impressiona pela sua composição gráfica, possuindo atributos para pesquisa cientifica. Trata-se de figuras humanas bem definidas, com adornos, realizados em pigmentação branca, corante raramente utilizado pelas sociedades pré-históricas; o que torna o local ainda mais especial que os demais sítios da região.

Para se realizar o turismo no referido sítio, se faz necessário a mesma infra estrutura aplicada no sítio arqueológico Gruta Grande. Como este sítio é o único encontrado até o presente, no sentido norte do município, ficará o mesmo para um roteiro diferenciado que será implantado nas próximas pesquisas.


Fonte: http://www.prata.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=21&Itemid=51

Nenhum comentário:

Postar um comentário