quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sítio Arqueológico Pedra da Cigana - Picuí


MONUMENTO
É constituído de um enorme matacão, com altura superior aos dez metros, por mais de ciquenta metros de circunferência, com inclinação para o norte. De origem metamórfica, este monolito está estampado na face norte, com pinturas rupestres.

OS REGISTROS RUPESTRES
A composição pariental do Pedra da Cigana, se encontra estampada em um único painel, voltado 64° N ocupando uma área do matacão, de aproximadamente 10m².
Os grafismos são em tons avermelhados, já apresentando um grau de desgastes bem acentuado, devendo-se, principalmente, a ação do tempo, que devido a incidência solar e escorrimento das águas em épocas de chuvas, sobre o painel rupestre, vem apagando as representações primitivas.
Observa-se neste painel rupestre, representação de emas, serpentes, algumas sugestivas a serem fitomorfos e em maior quantidade aparecem as esquemáticas; a representação mais próxima do solo está a 12 centimetro. Este sítio possui uma sedimentação aparentemente significativa que deverá ser preservada.

LOCALIZAÇÃO:
Distante 13 quilômetros à oeste da sede do municipio de Picuí, o sítio localiza-se à margem direita do riacho caiçara. Seu acesso é bastante dificil devido a mal qualidade da estrada carroçavel e a necessidade de se caminhar por mais de um quilômetro e meio até chegar ao sítio. Devido ser uma localidade bastante desprovida, não se tem como indicar com precisão o acesso até o nicho arqueológico, tornando-se indispensavel o uso de mapas.

PRESERVAÇÃO:
Mesmo apresentando dificuldades de acesso e localização, foi assinalada a presença de uma pichação com tinta sintética no referido sítio. Felizmente esta ação poluente não foi executada no corpo do painel rupestre, por se encontrar numa área bastante desbitada. Observa-se uma mata com bom estado de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário