quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sítio Arqueológico Cachoeira do Pedro - Picuí


Monumento:
A formação monumental do sitio arqueológico Cachoeira do Pedro, caracteriza-se por ser um afloramento rochosos inserido no leito do riacho do Pedro. Esta formação se estende no sentido logintudial leste-oeste, com mais de duzentos metros, onde é submerso pelas águas do riacho, em períodos chuvosos. As correntezas causaram ao longos dos tempos a formação de caldeirões. Um desses caldeirões tem diâmetro de três metros, com profundidade de aproximadamente quatro metros , com abertura vertical voltada para o leste, dando assim a conotação de uma pequena cachoeira.

Os registros rupestres:
Predominantemente o sitio arqueológico Cachoeira do Pedro, é caracterizado por ser um conjunto de grifos que lhe confere a denominação de itacoatiara. Alguns desses grifos contornados com pigmentação vermelha. Hipoteticamente esses contornos forma realizados tempos após a execução das gravuras; não podemos afirmar esta técnica.
Os registros rupestres da Cachoeira do Pedro, são superior a 200 representações, distribuidas em treze painéis distintos. Os grafismos são bem elaborados, de profundidade significativa e polidas; em alguns deles é possivel reconhecer: antropomorfos, zoomorfos e fitomorfos. Pode-se observar uma semelhança morfológica do conjunto pariental da Cachoeira do Pedro com as itacoatiaras do Ingá - Paraiba.

Localização:
Situa-se a cinco quilômetros oeste da sede do município de Picuí e está na propriedade particular dos herdeiros de Francisco de Chagas Lucena.
O acesso até a itacoatiara do Pedro é facil e sem obstáculos significativos. Partindo de Picuí pela PB 151 sentindo Carnaúba dos Dantas - RN, percorre-se cinco quilômentros até onde será possivel observar uma estrada carroçavel à esquerda da PB 151; seguindo esta estrada chega-se à sede da propriedade, de onde se abandona o veiculo auto motor e segue-se uma trilha bem definida até o referido sitio arqueológico; a caminhada é de quinhentos metros.

Preservação:
As itacoatiaras do Cachoeira do Pedro, já vem sendo visitadas por banhistas, curiosos e pesquisadores há varias décadas. A presença dos banhistas vem ocasionando poluição significativa no sitio e em seu contexto. Além de incisões e arranhões, há escritas modernas próximas aos grafismos rupestres e até mesmo sobre eles. Apesar da intempérie, ainda é possivel afirmar que estado de conservação do sitio é bom.

Contexto:
O entorno do Cachoeira do Pedro é utilizado para criação de pequenos rebanhos bovinos, para fins de subsistências da propriedade. A flora se mantém em estado de preservação regular, o que é comum ao restante da região. É possivel se ver algumas aves dos tipos: coruja, rolinha, entre outros que são atraidos pelas águas dos caldeirões.

Consideração:
Se faz necessária uma urgente ação protetora ao sitio arqueológico itacoatiaras do Pedro, tanto pela sua importância temática decorrente das respresentações rupestres, como beleza natural desprendida pelas formações rochosas, florísticas e hidricas do sitio.
Dos sítios arqueológicos visitados e levantados pelo PROCA, em Picuí, este é o que mais apresenta condições para o advento turístico. Os principais fatores que levam a esta afirmação são: fácil acesso; não possuir sedimentação siginificativa que possa ser pertubada por turistas e a beleza natural e pariental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário