quinta-feira, 13 de maio de 2010

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ

Sítio do Olho d’Água da Bica

O testemunho pré-histórico encontra-se a 20 metros dos tanques que armazenam as águas oriundas do enorme penedo, defronte a uma pequenina capela, encobertas pela vegetação.Trata-se de um painel único em vermelho ocre, voltado para 180o sul, na parede da encosta da serra formada por rocha calcedônia.O painel do Olho D’água da Bica representa uma única figura esquemática, medindo 1,2 metros por 30 cm, um tanto ilegível por conta da umidade local e pela superfície cristalizada da rocha suporte.Apesar de tratar-se de um local público e até pouco tempo muito visitado, poucos sabem da existência de inscrições rupestre no local.O estado de conservação é satisfatório, embora haja algumas pichações em cal próximas ao painel.

Sítio Barragem da Pedra Lavrada

Encontra-se a 27 km da sede do município, próximo 1 km da sede da fazenda Pedra Lavrada, de propriedade do Sr. Bazílio Marques, no local, onde existe represa artificial do Rio Jacu.Os testemunhos gráficos deste sítio encontram-se a margem esquerda do rio, na parede inferior de uma formação rochosa de origem granítica. São grafismos em baixo relevo de pouca profundidade e com representações antropomorfas, zoomorfas e simbólicas.

Sítio Roçado do Trapiá

Situa-se a 16 km a sudoeste da sede de Cuité, no Sítio Cabaças, numa suave elevação do relevo de terreiro da residência do Sr. Benedito Barbosa, próximo 600 metros do rio Jacu.Trata-se de um campo lítico aberto onde, numa área de 300m2, encontravam-se, esparsos, inúmeros fragmentos de calcedônia, em tom grená, trabalhados antropicamente. O local oferece uma vista estratégica para o rio e adjacências. Nesta localidade, Francisco Edson Queiroz de Lima, filho do proprietário, encontrou há alguns anos; uma ponta de lança, em cristal de rocha (quartzo), uma machadinha em granito, com forquilha e gume bilateral; duas contas em rocha berilo com feitio de botão.

Sítio Arqueológico das Cabaças

Situa-se a 16 km da sede municipal, no Sítio Cabaças, de propriedade do Sr. Jordão Soares da Silva, a 200 metros de sua propriedade.Trata-se de um abrigo em rocha gnaisse, com inscrições rupestres em tom vermelho na parede voltada 90o leste.O painel gráfico é pouco representativo, medindo 20 cm de largura por 60 cm de altura, onde constam apenas dois traços verticais balizando um conjunto de dígitos disformes.

Sítio Pedreiras do Rio

Localiza-se a 25 km da sede do município, na Fazenda Retiro, que inclui as propriedades de Japi de Dentro, Tanques e Batentes; um assentamento do INCRA.Trata-se de um conjunto de pedras sobrepostas, de natureza arenítica, à margem direita do rio Jacu, portando 5 metros de extensão por 4,7 m de altura, bastante desgastado pelos agentes erosivos, onde, sua superfície voltada para 270o oeste, existe um painel rupestre realizado em vermelho ocre, medindo 70 cm de extensão por 60 cm de altura, formado por traços verticais e formas geométricas muito visíveis devido a superfície branca da rocha.

Sítio Boqueirão do Japi

Situa-se a 27 km da sede municipal, na divisa entre Paraíba e Rio Grande do Norte, na localidade Fazenda Retiro, de propriedade das 180 famílias ali assentadas pelo Incra.Trata-se de um paredão na garganta do boqueirão, à margem esquerda do rio, contendo inscrições rupestres nas cores vermelha, ferrugem e preta. O registro rupestre trata-se de um único painel, medindo 5 m de altura por 2,8 de largura, sobre superfície de gnaisse, onde figuram círculos concêntricos, grades, círculos raiados, dígitos agrupados e representações fitomorfas.O estado de conservação é bom, entretanto, existem estudos que visam construir uma barragem no local para represar as águas do rio em benefício da comunidade assentada nas proximidades.Bibliograficamente, o sítio é lembrado em matéria do Jornal da Paraíba, de 10 de março de 2002, relatando a aventura do engenheiro civil da Atecel, Sr. Edson Pereira, que teria visitado o local e visto, além das inscrições rupestres, pegadas gigantes no piso magmático do leito do rio.As concavidades existentes no piso do lajedo, atribuídas ao diagnóstico de pegadas de animais descomunais extintos, tratam-se de formações naturais cavadas pela ação de turbilhamento das águas no decorrer dos milênios. Também foram encontrada em um tanque natural de rochas restos de fósseis de Preguiça Gigante da era pleistocênica a cerca de 10 mil anos atrás.

Sítio Fortuna

Encontra-se na fazenda de mesmo nome, à margem direita da PB 137 que liga Cuité a Picuí, de propriedade dos herdeiros de Carlos Furtado, estando a 200 metros da fazenda, à margem esquerda do rio Jacu.Trata-se de um monumento bizarro em granito, formado por três grandes pedras sobrepostas, onde foram pintados, em tons vermelho e amarelo, três conjuntos de gráficos rupestres.Os painéis apresentam grafismos puros e ambíguos; seus signos, na maioria, são de pequena estatura e compõem formas simples.

Fonte: Contribuição para o Cadastramento dos Sítios Arqueológicos no Município de Cuité-PB. Programa de Conscientização Arqueológica - PROCA – Relatório 2002/2003, Campina Grande-PB, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário