quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sítio Paleontológico Tanque do Balanço

O sítio Paleontológico Tanque do Balanço - à 8 quilômetros sul da sede do município - é composto de um tanque natural de 31,61m de comprimento por 10m de largura localizado numa propriedade comunitária cedida pelo INCRA, numa altimetria de 577m, em relação ao nível do mar, que comporta restos fossilizados de animais pleistocênicos que habitaram a região a até 12 000 anos antes do presente.

O tanque do Balanço é uma depressão natural em rocha granítica com formato elíptico e paredes íngremes, provavelmente formado através do turbilhamento de águas, ricas em fragmentos rochosos, que teve inicio no pré-cambriano. Sua história (do deposito da mega-fauna) está relacionada ao Pleistoceno Superior. Recentemente, uma equipe comunitária local empreendeu-se na tarefa de limpar o tanque, para aumentar seu poder de reserva de água e obtê-la em condições mais higiênicas, o que para supressa da equipe revelou a descoberta de ossos petrificados com dimensões anormais. Como se tratava de uma equipe leiga na ciência paleontológica, o material não foi resgatado com precisão, o que provavelmente danificou muitas peças, que poderia revelar com mais eficiência a ordem, gênero e espécie dos mega-mamíferos.

Em novembro de 2001, a equipe do PROCA, visitou o referido tanque e constatou que o deposito sedimentar, que anteriormente se encontrava no fundo do tanque, estava depositado a poucos metros da margem direita do reservatório que ainda preservava inúmeros fragmentos fossilizados, que passaram despercebido pelos responsáveis da limpeza do reservatório.

Devido ao seu valor Paleontológico e paisagístico, o local reúne boas condições para a exploração turística.

Fonte: http://www.prata.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=51

Nenhum comentário:

Postar um comentário