sexta-feira, 18 de junho de 2010

Serra da Araruna - Araruna


A serra no seu alto.
Pedra do Letreiro



A Pedra da Caveira

Pedra da Pinguruta



A famosa Pedra da Boca.

Mais um aspecto da Pedra da Caveira.

A Serra da Araruna localizada no município de Araruna, na microrregião do Curimataú Oriental, representa o ínicio do Planalto da Borborema na encosta Oriental, pois está localizada na região denominada "Frente do Planalto", com altitude de 590 metros contrapondo-se aos baixos niveis da Depressão Sublitorânea com atitude de 200 metros. O conjunto de Serras de Araruna, cacterizam um 'hort' evidenciado pelo contraste com o 'graben' do Curimataú.
O capeamento sedimentar que recobre todo o território representado pela Serra de Araruna, está associado com a série Serra dos Martins, com relevo ondulado predominado a presença de numerosas saliências com grandes elevações cobertas por solos rasos e pedregosos com frequência de seixos, calhaus, matacões ou blocos. O clima quente e seco causa oscilações térmicas constantes durante o ano e favorece o desenvolvimento de uma vegetação de caatinga hipoxerófila.
A sede da cidade de Araruna, fica no topo da serra de mesmo nome, e tem como vizinha a Serra da Confusão no mesmo município, entre essas serras encontra-se encrustado um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que possuem faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão. é onde se localiza o Parque Estadual da Pedra da Boca, reserva ambiental e ecológica que possui um dos mais importantes patrimônios geológicos da Paraíba e do Brasil.
As terras da Serra da Araruna pertenciam ao senhor Estevão José da Rocha, o famoso "Barão de Araruna".

Parque Estadual da Pedra da Boca

O Parque Estadual da Pedra da Boca, criado pelo Decreto Governamental nº 20.889 de 7 de fevereiro de 2000, está localizado na porção norte do município na divisa com o Rio Grande do Norte. Sua área (157,5 km²) está inserida no bioma da caatinga, onde as configurações geológicas e geomorfológicas são ímpares e atrativas aos estudiosos, ecoturistas e visitantes amantes da natureza e dos esportes radicais.
O parque encontra-se localizado na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, através do rio Calabouço, na zona rural de Araruna. se destaca majestosa entre outras formações rochosas que embelezam o Parque Estadual da Pedra da Boca, uma área de conservação ambiental de aproximadamente 157 hectares. O parque possui um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que possuem faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão. Encontra-se encrustado nos contrafortes da Serra da Araruna e da Serra da Confusão.
A denominação "Pedra da Boca" advém da existência de uma formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura, a qual apresenta uma cavidade provocada pela erosão, cuja configuração lembra um sapo gigante prestes a abocanhar algo, A Pedra da Boca apresenta uma grande cavidade, a 60 metros do seu cume, que se assemelha a uma grande boca aberta, como foi dito anteriormente. Suas formações são propícias para a prática do rapel e outros esportes e aventura.
Possui uma vegetação característica de floresta estacional semidecidual, em meio a caatinga, possui em algumas partes elevadas, matas densas e úmidas, característica de caatinga arbóreo fechada serrana.
O Parque possui um rico patrimônio natural, composto de cavernas e de diferentes formações rochosas destacando-se entre elas, além da Pedra da Boca, a Pedra da Caveira, a Pedra do e a Pedra do Letreiro. A Pedra do Letreiro apresenta uma enorme gruta contendo gravuras de arte rupestre relativamente íntegras. Dentro da gruta existe uma capelinha onde são acesas velas que estão cobrindo as pinturas de fuligem. O sítio é de alta relevância histórica.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Araruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário