quinta-feira, 3 de março de 2011

Mina Brejuí - A maior mina de sceelita da América Latina

A Mina Brejuí está localizada no município de Currais Novos, no estado do Rio Grande do Norte, em região de clima Semi-Árido, com dias quentes e noites agradáveis. Considerada a maior mina de Scheelita da América do Sul, a Mina Brejuí iniciou a exploração de suas atividades em 1943, data da descoberta do minério em nosso município. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A, sendo concessionário o Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.
A mineração em Currais Novos teve o seu apogeu em plena Segunda Guerra Mundial, fornecendo toneladas de minérios às indústrias do aço. Durante esse período, o progresso da sociedade se fez notar através da construção do Tungstênio Hotel, cinema, posto de puericultura, emissora de rádio, estádio de futebol, campo de pouso, colégios, hospital e casa do idoso.
A partir dos anos 80, do século XX, inicia-se o declínio da mineração em consequência da oscilação dos preços internacionais da Scheelita e da utilização de outros minérios para a fabricação de artefatos industriais e tecnológicos, levando a Mina Brejuí a reduzir suas atividades de extração mineral e buscar novas alternativas econômicas.
Atualmente, as minerações do município de Currais Novos estão voltando às suas atividades minerais paralisadas, parcialmente, desde o final da década de 90. Já são mais de 300 empregos gerados até o momento.
Além da volta das atividades minerais, a Mina Brejuí tornou-se nos últimos anos o maior parque temático do Rio Grande do Norte, sendo visitada diariamente por turistas e estudantes vindos de toda parte do Brasil e do Exterior. Mais de 20 mil turistas nos últimos anos.
O PARQUE TEMÁTICO MINA BREJUÍ está aberto à visitação pública no mês de julho, diariamente, das 7:00 h às 11:00 h. e de 13:00 às 17:00 h. FONE (84) 3431-1823;
Em setembro de 2000 foi inaugurado o Memorial Tomaz Salustino e em julho de 2006 o Museu Mineral Mário Moacyr Porto. Desde então o número de visitantes tem crescido anualmente, atingindo a marca de 53.600 pessoas até dezembro de 2010.
ATRATIVOS. Os locais principais à visitação são o MEMORIAL TOMAZ SALUSTINO, o MUSEU MINERAL MARIO PORTO, o MIRANTE DAS DUNAS, os TUNEIS e GALERIAS, a IGREJA DE SANTA TERESA, a GRUTA DE SANTA BÁRBARA, o ARTESANATO MINERAL e a LOJA DE SUVENIRES;
O PASTORIL INFANTIL da MINA BREJUÍ é constituído por 15 crianças filhas e netas dos mineiros e que se apresentam aos visitantes vestidas com trajes típicos. A apresentação é opcional aos turistas que devem pagar uma taxa de R$ 50,00 reais para grupos de mais de 20 pessoas;
A visita à MINA BREJUÍ resgata a história de uma das mais importantes atividades econômicas do Seridó - economia mineral - e realça a vida política, social e cultural de Tomaz Salustino, proprietário da mina e que durante vinte anos colaborou para o desenvolvimento econômico da cidade de Currais Novos, sendo seu grande benfeitor;
O turismo da MINA BREJUÍ desperta a consciência ecológica dos visitantes para a preservação do meio ambiente quando os estimulam a não deixar resíduos de lixo no local, tais como sacos plásticos, embalagens de refrigerantes, papeis ou qualquer coisa que possa poluir o ambiente que deve estar limpo e convidativo para todos que o visitam.
Meio Ambiente
A consciência atual de que o manejo adequado do meio ambiente é o segredo para a melhor qualidade de vida da humanidade e para a própria sobrevivência da terra, representa uma base sólida para a defesa da questão ambiental.As atividades humanas não podem ser indiferentes aos atuais conceitos e exigências das leis ambientais. Não há como pensar na vida humana moderna sem o concurso dos bens naturais minerais e vegetais e sem o compromisso de se garantir o mínimo dano ao meio ambiente, bem como sua devida recomposição. Felizmente, o setor mineral brasileiro progrediu muito, nos últimos decênios, ao acatar a doutrina universal da ecologia, compreendendo e respeitando o desenvolvimento sustentável. Nas sociedades modernas existe o compromisso das empresas de mineração descobrirem novas reservas, manterem e expandirem suas produções em harmonia e respeito ao ambiente natural. Observa-se uma crescente conscientização e preocupação em atender às demandas da geração atual, como também aquelas das futuras gerações. A MTS exerce suas atividades minerais consciente dos impactos ambientais gerados pela extração do minério de tungstênio e procura tomar medidas e providências que permitam reduzi-los ou minimizá-los.Os fatores ambientais mais afetados na extração de scheelita estão relacionados ao solo (erosões), flora (abertura de acessos e picadas), ar (britagem e detonações), poluição sonora (marteletes pneumáticos), gases (ustulação da pirita) e alterações estéticas da paisagem (pilhas de rejeito). As águas pluviais estão sendo drenadas para evitar o acúmulo nas galerias do subsolo. A MTS não usa efluentes químicos na usina de beneficiamento do minério.
MUSEU MINERAL MARIO MOACYR PORTO

Situado na Mina Brejui, em Currais Novos, representa uma amostra das riquezas minerais da região do Serido. Construído pela Mineração Tomaz Salustino ,através do esforço e dedicação da Sra.Nia Dutra, assessora de marketing e turismo , que com a criatividade do Sr Jerônimo Alves e o apoio da atual diretoria,dos seus funcionários e técnicos , souberam construir uma belíssima obra cientifica e cultural,elogiada por todos que tiveram a felicidade de apreciar tão rico acervo mineral. Esse Museu veio enriquecer os atrativos turísticos da Mina Brejui que já foi visitada por mais de 53.600 turistas.Inaugurado em 06 de setembro de 2006 com a presença do Dr Thiago Gadelha Simas ,secretario da Secretaria do Desenvolvimento Econômico,representando a governadora, Sra Vilma de Faria,do prefeito de Currais Novos,Sr Jose Lins,dos diretores da Mineração Tomaz Salustino,Dr Carlos Dutra,Dr Tomaz Salustino Soares,Dr Rogério Drummond e de numerosos membros da família Salustino.Estavam presentes convidados das classes política,econômica,social e empresarial de Currais Novos,alem de diretores das minas do Serido.O descerramento da placa comemorativa ao evento foi realizado pela filha de Tomaz Salustino,sra Wenceslina Dutra e o senhores Marcelo Porto,Carlos Porto e a senhora Ana Maria Porto,filhos e nora do homenageado,Desembargador Mario Moacyr Porto.Representantes do CEFET,SEBRAE,UFRN,SEDEC,DNPM,CPRM e de vários órgãos públicos se fizeram presentes ‘a inauguração do Museu. O MUSEU MINERAL e o MEMORIAL TOMAZ SALUSTINO poderão ser visitados diariamente.Para grupos de mais de 10 pessoas solicita-se o agendamente prévio,através dos fones (84)3412-3141 e 3431-1823.

Nenhum comentário:

Postar um comentário