quarta-feira, 2 de março de 2011

Turismo em Pedra Lavrada-PB


A charmosa cidade de Pedra Lavrada, conhecida como a Princesa do Seridó Oriental Paraibano, esta localizada a aproximadamente 230 quilômetros da capital João Pessoa.É uma cidade que encanta pelas suas belezas naturais, arqueológicas e históricas, bem como, pela simplicidade de seu povo amigo, alegre e hospitaleiro.O clima da cidade é ameno com uma agradável brisa que alivia o calor. A cidade é conhecida pela espetacular diversidade mineral que abriga em seus 351,69 Km2, emoldurada pela Serra das Flechas, Serra Branca, Boqueirão dos Patos e Rio dos Porcos.O rico patrimônio histórico-cultural do município reúne sítios arqueológicos e paleontológicos, alem de construções antigas.Esta riqueza cultural despertou a atenção de estudiosos que há três séculos começaram a catalogar as marcas deixadas por um povo, que remonta aproximadamente 12 mil anos.Em Pedra Lavrada já foram encontrados, analisados e catalogados vários objetos como utensílios, ferramentas, e armas. Certamente, resquícios de uma antiga “civilização” que habitou a nossa região.Todos estes atrativos tem feito de Pedra Lavrada um dos municípios mais visitados do interior da Paraíba. A cidade é procurada por centenas de turistas em busca de aventuras nos passeios ecológicos pelas trilhas de rios e sítios, além da adrenalina nos esportes radicais como o rapel e o mountain bike.No pedralavrada.com você vai conhecer um pouco mais dos atrativos desta cidade que vive sempre de braços abertos para receber os turistas.
Serra Branca
A Serra Branca é um sítio localizado a aproximadamente 8 km da sede do município de Pedra Lavrada. O local é cortado pelo rio de mesmo nome.
No sitio Serra Branca foram catalogados vários sítios arqueológicos da tradição Itacoatiara. Ao longo do leito do rio existem dezenas de poços e uma bela paisagem. É um excelente local para a prática de esportes radicais como o rapel e um ótimo lugar para os ecoturistas que praticam o Camping.
Serra das Flechas
Este região fica distante cerca de 5 quilômetros da sede de Pedra lavrada. Nas localidades conhecidas como a Serra das Flechas, pode se vislumbrar a existência de uma área significativa de mata nativa da região que está quase que completamente preservada.
O acesso ao local é feito por estrada de terra batida até o pé da serra. O resto do caminho para chegar até o cume é feito através de caminhada que exige um bom preparo físico e espírito aventureiro.
A Serra das Flechas se destaca ainda pela quantidade de paredões para a prática do rapel. Alguns desses paredões chegam a medir 80 metros de altura. O local ainda é um rico sitio arqueológico onde se pode encontrar dezenas de inscrições rupestres.
O lugar também é perfeito para montar acampamentos. O pôr do sol, o amanhecer e a visão do horizonte são espetáculos de rara beleza somente descritos por quem tem a oportunidade de visitar este local que parece viver em eterna sintonia com a natureza.
A Serra das Flechas também carrega muitos mistérios e lendas. Algumas ainda não explicadas pelo homem. No ano de 1974 foi descoberta a existência de uma comunidade indígena que residia na Serra das Flechas. A realização de uma busca a tribo perdida resultou na captura de uma mulher indígena que vivia em condições primitivas. Ela falava um dialeto desconhecido. Nenhum dos seus parentes jamais foi encontrado.
Sítio Porcos
O sítio Porcos está localizado a aproximadamente 12 quilômetros da sede do município de Pedra Lavrada. É outro lugar de rara beleza que faz Pedra Lavrada figurar entre as cidades procuradas por estudiosos.
Nos Porcos também encontramos dezenas de sítios arqueológicos com inscrições semelhantes às encontradas em outros pontos distintos do município.
A região é cortada pelo rio Porcos que vem a ser o mesmo que passa na Serra Branca. Ele apresenta um terreno plano e não acidentado, o que facilita o acesso tantos para os esportistas e aventureiros que cultuam as trilhas quanto às pessoas comuns.
Sítios Arqueológicos e Paleontológicos
Pedra Lavrada é uma das cidades mais desenvolvidas e modernas do Seridó paraibano. Ao passo que saboreia o crescimento o município e o seu povo se vêem obrigados a preservar seu rico passado histórico.
Um passado que agora começa a ganhar novos rumos com o interesse de arqueólogos e paleontólogos quem buscam explicação para os inúmeros sítios que carregam inscrições rupestres e até fósseis.Estes atrativos também começam a abrir as portas do município para o turismo ecológico. Turismo que obrigará o município a desenvolver políticas públicas que possam fazer a exploração turística conviver lado a lado com a preservação destes lugares sagrados que podem se tornar uma fonte rentável de geração de emprego para a comunidade local.
A riqueza histórica de Pedra Lavrada é incomensurável. Desde o século XVIII, registros indicam que estudiosos já catalogavam as marcas deixadas por um povo, que remonta aproximadamente 12 mil anos. Estes povos teriam habitado de forma regular o território onde fundou-se posteriormente a povoação que daria origem a atual cidade.
Em Pedra Lavrada já foram encontrados, analisados e catalogados vários objetos como utensílios, ferramentas, e armas. Certamente, resquícios de uma antiga “civilização” que habitou a nossa região.Os sítios arqueológicos do município revelam registros pictográficos que podem pertencer a Tradição Nordeste (5.000 a.C.), Agreste (2.000 a 3.000 a.C.) e Itacoatiara (1.000 a.C. a 1.000 d.C.).Até hoje já foram identificados vinte sítios arqueológicos, entre eles: Complexo Canta Galo, localizado no sítio Canta Galo (onde está a “Pedra Lavrada” com registros das tradições Nordeste, Agreste e Itacoatiara), 7.000 anos; Salgadinho (Pedra dos Solon) com pinturas rupestres e traços da Tradição Nordeste – entre 3 e 4.000 anos; Retiro I e II (Gravura Itacoatiara); Retiro, Flechas; Lagoa de Campinhos (foram encontrados fósseis de um Mastodonte); Quixaba; Tibirí, foi encontrado material lítico (ferramentas para uso na agricultura e machados); Serra Branca; Poço da Mesa, situado no sítio Cumati, foram identificadas gravuras, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário