quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pico do Jabre - Maturéia (O ponto mais alto da Paraíbaa)





O famoso Pico do Jabre é o ponto mais alto da Paraíba e o segundo do Nordeste, com 1.197 m de altitude. O clima ameno, com temperaturas chegando a 9º C durante a noite nos meses mais frios (junho e julho), difere, e muito, do sertão e litoral paraibano. Essa situação invejável transforma o Pico do Jabre num ponto de referência para o ecoturismo na Paraíba. As atrações são muitas e o ambiente convida a caminhadas pelas matas e formações rochosas belíssimas.

As formações vegetais predominantes na área são de dois tipos. Um deles, que inclui espécies como o cedro, o pau-d`arco-amarelo e a barriguda são encrave da Mata Atlântica. No outro, típico de caatinga, encontra-se o angico, a jurema preta, o marmeleiro e o jatobá. Há ainda a zona de transição entre as duas.

Da fauna destacam-se entre os mamíferos, o mocó, o macaco-prego, o sagüi, a raposa e a onça-suçuarana. Também há registros de algumas dezenas de espécies de aves, e répteis como a jibóia e coral-verdadeira.

Em Novembro de 2000, a dez anos atráz. Uma excursão da turma do primeiro ano de Geografia da UEPB. Subimos o Pico pela manhã, foi bem cansativa, porém recompensadora pela paisagem e local visitado. No alto a paisagem se mostra encantadora. Avistamos várias cidades da Paraíba e de Pernambuco, além de acudes e montanhas do Sertão paraibano. Foi uma visita inesquecível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário