quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sítio Paleontológico Paraíso

Durante trabalhos de emergência, que mobilizou uma localidade a serviço do governo para realizar o represamento de águas pluviais, um tanque em um lajedo na propriedade Sr. José Gonçalves Prata foi limpo (retirado seu sedimento para o maior acúmulo de água), durante o processo, ossos fossilizados começaram a vir à tona, que parecia ser de um animal descomunal, fato que intrigou os trabalhadores.

Enúmeros fragmentos fosseis foram exumados na desobstrução do tanque, muitas peças desapareceram, enquanto outras foram entregues ao então prefeito João Pedro Salvador, que guardou o produto do resgate para o acervo municipal.

Os fósseis do Tanque do Paraíso, são testemunhos de uma mega-fauna mamiferiana do pleistocênico superior, pelo tamanho dos ossos e a dimensão do tanque, acreditamos tratar-se de um único animal.

O tanque do Paraíso, mede 10,5m de extensão por 2m de largura, a- funilando para os extremos e para baixo, capacitando, portanto, espaço físico para apenas um animal com estatura média de 5m.

Os fragmentos fósseis, até então verificados, não dispõe de dados anatômicos passíveis de uma interpretação em relação a natureza do mega animal.

A equipe do Proca , que visitou o sítio em março de 2002,constatou um alto grau abrasivo na região, responsável tanto pela descamação do granito, como pela fragmentação dos fósseis.

Fonte: http://www.prata.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=23&Itemid=51

Nenhum comentário:

Postar um comentário