quinta-feira, 20 de maio de 2010

Viagem ao Sítio Arqueológico Pedra Lavrada do Ingá-PB















Nos dias 11 e 14 de Maio de 2010, visitei a famosíssima e mudialmente conhecida "Pedra do Ingá". Local pitoresco com inscrições rupestres em estilo Itacoatiara (Gravuras sobre rocha. A Tradição Itacoatiara, de gravuras esquemáticas sobre rocha é a mais extensa e de mais difícil estudo. Seu expoente máximo está na Itacoatiara da Pedra de Ingá. Tendo uma grande concentração no Nordeste. As gravuras da tradição Itacoatiara em 99% das vezes foram feitas nos cursos d´água, em contato direto com ela).
Antes de visitar as famosas pedras visitei no recinto do parque, o Museu de História Natural de Ingá, com fósseis e materiais líticos encontrados na Paraíba e exterior.
O painel das pedra de itacoatiaras impressiona pela grandiosidade, com inscrições indecifráveis, constituindo um verdadeiro mistério o seu significado. Ao lado do enorme painel com mais de 10 metros de comprimento e 3 de altura, fica o Rio Ingá, ou Bacamarte, com é mais conhecido. No curso do Rio próximo a grande pedra, encontra-se no local inscrições e menores proporções isoladas em diversas rochas e caldeirões rochosos formados pela força erosiva das águas.
Um local explendido que recomendo a todos os aventureiros e amantes da história e pré-história conhecer.

Um comentário:

  1. Jonatas, eu sou de Olinda, Pernambuco e estive sábado agora, dia 10 no Sítio da Pedra do Ingá. Estou até agora aqui embasbacado! Vocês aí da Paraíba tem esse privilégio de ter um tesouro desses, então colega, vamos lutar pela sua preservação. A internet é um ótimo meio da gente difundir informações. E o resto do blog tb é ótimo, não visitei os demais pontos, mas deu pra ver que tem muita beleza!

    ResponderExcluir